terça-feira, 15 de setembro de 2015

MEC e FNDE oferecem Concurso das "Melhores Receitas da Alimentação Escolar". Participe!

Visando comemorar os 60 anos do PNAE, valorizar o papel das merendeiras e merendeiros e promover a formação de hábitos alimentares saudáveis, o MEC e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação criaram o CONCURSO "MELHORES RECEITAS DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR", que selecionará as receitas mais caprichadas de cada região, disseminando preparações saudáveis e saborosas em todo o país.

Para concorrer, você deve inscrever sua receita e mobilizar a escola para desenvolver pelo menos uma atividade de Educação Alimentar e Nutricional que tenha a ver com essa preparação.

Etapas - Serão realizadas quatro etapas ao longo do concurso. Da primeira, eliminatória, podem participar redes de ensino que alcancem pontuação mínima em relação a critérios relevantes na execução do Pnae, como contar com nutricionista, responsável técnico, cadastrado no FNDE e usar 30% dos alimentos oriundos da agricultura familiar, entre outros aspectos. Após a fase eliminatória, serão realizadas as etapas estaduais, nas quais serão selecionadas cinco receitas em cada estado e no Distrito Federal. Em seguida, cada região do país escolherá três receitas para a fase final, em Brasília, em 17 e 18 de dezembro próximo.

Na etapa final, as 15 receitas classificadas serão avaliadas por comissão formada por um estudante da rede pública de educação básica, um chefe de cozinha, um nutricionista, um conselheiro de alimentação escolar e um representante de entidades públicas parceiras do Pnae. As receitas serão preparadas durante a fase final, em Brasília. A comissão julgadora apontará a melhor de cada região.

Os Prêmios serão distribuídos da seguinte forma: (i) Para todos os Participantes que foram aprovados na Etapa Eliminatória serão distribuídos certificados de participação; (ii) Para os 135 Participantes selecionados na Etapa Estadual, além do certificado, cada um receberá um kit para manipuladores de alimentos, personalizado para o Concurso; (iii) Para os 15 finalistas da Etapa Regional (3 de cada região), além do certificado e do kit recebido nas etapas anteriores, será oferecido um curso de boas práticas e elaboração de receitas, com duração de 2 (dois) dias, com todas as despesas pagas; (iv) Para os 5 vencedores da Etapa Nacional (1 de cada região), além dos prêmios recebidos nas etapas anteriores, será oferecida uma viagem a critério do ORGANIZADOR e premiação de R$ 5.000,00 (cinco mil reais); e (v) Para os(as) nutricionistas e gestores dos municípios ou estados vencedores, uma placa comemorativa alusiva ao Concurso.  

As inscrições devem ser feitas na página do concurso.

terça-feira, 1 de setembro de 2015

XII Plenária: “Promoção da alimentação adequada e saudável no contexto do Programa Saúde na Escola (PSE)”.


O Comitê Executivo da Rede Estadual de Alimentação e Nutrição Escolar (REANE) e a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, por meio da Área Técnica de Alimentação e Nutrição e do Programa Saúde na Escola da Superintendência da Atenção Básica realizaram nesta última quarta feira, 26 de agosto de 2015, a XII Plenária com o tema “Promoção da alimentação adequada e saudável no contexto do Programa Saúde na Escola (PSE)”.

O evento, que ocorreu no Hotel Novo Mundo localizado na Praia do Flamengo, contou com a presença dos profissionais das áreas da saúde e da educação de 32 municípios do Estado do Rio de Janeiro. O evento teve como objetivo a integração entre os setores saúde e educação por meio da discussão das políticas públicas de alimentação e nutrição vigentes, tendo a valorização da culinária e o resgate cultura alimentar regional e da biodiversidade como estratégia de ação para a Promoção da Alimentação Adequada e Saudável no contexto do Programa Saúde na Escola.


Compondo a 1ª mesa redonda da Plenária, a moderadora do debate Luciana Castro, docente do Instituto de Nutrição da UERJ, Inês Rugani, docente e diretora do Instituto de Nutrição da UERJ, Rosane Rito, docente da UFF e nutricionista da Secretaria Municipal da Saúde da Defesa Civil (SMSDC) e Alessandra Pereira, docente da Escola de Nutrição da UNIRIO, falaram sobre a importância das Políticas públicas de alimentação e nutrição. A 2º mesa, composta pela moderadora Thais Salema, docente da Escola de Nutrição da UNIRIO, Juliana Dias, editora de conteúdo e repórter e Sócio-fundadora do blog Malagueta, Márcio Mendonça, coordenador do Programa de Agricultura Urbana do ASPTA e Márcia Teixeira, nutricionista da Secretaria do Estado do Rio de Janeiro, falaram sobre comida de verdade: Valorização da comida como um patrimônio.

As apresentações das palestrantes encontram-se disponíveis abaixo.

Apresentação sobre Políticas Públicas de Alimentação e Nutrição
Apresentação sobre Espaços da Educação Infantil como Promotores da Amamentação
Apresentação sobre Alimentação e Nutrição nos Primeiros Anos de Vida
Apresentação sobre Comida é Patrimônio
Apresentação sobre A Área Técnica de Alimentação e Nutrição integrando as áreas da Saúde e da Educação

FNDE oferece curso sobre alimentação escolar indígena e quilombola


Nutricionistas, responsáveis técnicos e gestores da alimentação escolar em estados e municípios que possuam escolas indígenas ou quilombolas terão a oportunidade de participar de capacitação oferecida pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O curso, que será oferecido na modalidade a distância, está com inscrições abertas no site de Educação Corporativa do FNDE.
A partir de material e espaços de discussão disponíveis na plataforma E-FNDE, os participantes serão direcionados a refletir sobre a adequação de aspectos da alimentação escolar voltados especificamente para a realidade de escolas indígenas e quilombolas. O objetivo é fazer com que os profissionais realizem avaliação qualitativa do cardápio, utilizando uma proposta metodológica diferenciada.
O curso ficará disponível na plataforma online entre 1º e 21 de setembro e a carga horária é de 30 horas/aula. Ao final, os participantes receberão um certificado.