Na última quarta-feira (11/12/19) as professoras do Instituto de Nutrição da UERJ e membros da Comissão Executiva da REANE, Luciana Azevedo Maldonado e Ana Carolina Feldeinhemer, participaram de mais uma ação de prevenção e controle da obesidade infantil promovida pela Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (Saps/MS). Trata-se de oficina de trabalho para debater estratégias sobre o tema, realizada na Organização Pan-americana de Saúde (Opas).
O evento acontece no momento em que o Ministério lança Campanha Nacional contra a Obesidade Infantil, em resposta a dados alarmantes com relação à doença no país. Atualmente, 3 a cada 10 crianças entre 5 e 9 anos atendidas no SUS estão acima do peso. Há uma estimativa de 4,4 milhões de crianças vivendo com excesso de peso.
Durante a oficina, a instituição se reuniu com pesquisadores, especialistas nacionais e internacionais no tema e outros setores do governo para avançar no escopo do primeiro plano nacional de prevenção e controle da obesidade infantil.
Cerca de 27 oficinas já estão previstas para o ano de 2020, uma em cada estado da federação brasileira. O objetivo é discutir o plano em nível local para adaptá-lo a essas regiões, além de desenvolver estratégias mais efetivas no âmbito dos estados e municípios.
Para mais informações clique aqui