Quem Somos


Somos a Rede Estadual de Alimentação e Nutrição Escolar (REANE), composta por instituições e organizações ligadas as temáticas da Nutrição e da Alimentação Escolar. Nosso principal objetivo é articular ações institucionais que privilegiem processos de fortalecimento técnico junto aos nutricionistas responsáveis pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) nos 92 municípios do Rio de Janeiro.

A REANE foi criada em 2009 por iniciativa do Núcleo de Alimentação e Nutrição Escolar (NUCANE) ligado ao Departamento de Nutrição Social do Instituto de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

A REANE está estruturada em duas instâncias: 
  •  Comitê Executivo, o qual se reúne mensalmente e coordena as ações da Rede, sendo composto por diferentes instituições:
  • Plenárias semestrais, as quais se configuram como um espaço de reunião entre os representantes institucionais do Comitê e os Responsáveis Técnicos, gestores e demais atores do PNAE dos municípios e do estado. Até o momento, foram realizadas dezenove plenárias, com percentual médio de participação de 39,7% dos municípios, variando de 24 a 59% segundo região do estado. Como aspectos marcantes destas atividades podem ser destacados: (a) a identificação e abordagem de temas necessários para a qualificação da execução do PNAE; (b) a realização de sub-grupos de discussão; (c) a mostra de trabalhos permitindo a troca de experiências vividas nos municípios quanto a diferentes aspectos relacionados à execução do PNAE e (d) a avaliação de cada plenária pelos participantes, permitindo que, a cada edição, esse fórum atenda mais plenamente aos municípios.