PNAE & PSE

Materiais para Promoção da Alimentação Adequada e Saudável no PSE


Esta coleção elaborada pelo Núcleo de Alimentação e Nutrição em Políticas Públicas da UERJ, em parceria com o Ministério da Saúde e a OPAS, visa contribuir para o fortalecimento de ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) que articulem Saúde e Educação, integrando a família e a comunidade na construção do aprendizado coletivo.

Os cadernos de atividades (para Educação Infantil, Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II) são materiais educativos destinados aos (às) professores (as) e aos (às) profissionais da saúde do Programa Saúde na Escola (PSE), cujo objetivo é subsidiar a discussão sobre alimentação adequada e saudável no ambiente escolar, estabelecendo relações com diferentes aspectos dos parâmetros curriculares e valorizando a transversalidade do tema alimentação. Estes atores são vistos aqui como educadores, formadores de opinião e que têm papel fundamental nas ações de Promoção da Alimentação Adequada e Saudável (PAAS). Eles têm o potencial de despertar o interesse e a participação dos educandos e de toda a comunidade escolar e de promover a construção coletiva do conhecimento.

Conheça os materiais nos links abaixo:

- Caderno de atividades para professores e profissionais da saúde que trabalham com os segmentos Educação Infantil e Ensino Fundamental (anos iniciais e finais): Contém breve abordagem teórica dos conteúdos; interface com o currículo e com as dimensões da alimentação; integração entre saúde e educação e; sugestões de atividades.



Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1LpOLd60Lg3R-4NM7PK6c4OUdwBcIm-bQ/view?usp=sharing









Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1MmBCJuzjiU2MuYpCY60EyhuEgk7_a1v1/view?usp=sharing










Disponível em: https://drive.google.com/file/d/14x4XD0po2zs_9bu9O3Z_y_79N8ScddTz/view?usp=sharing










- Livreto para gestores de creche, com diretrizes e orientações: Tem como foco a sensibilização e orientação ao gestor para a promoção da amamentação e da alimentação saudável no espaço de educação infantil

Disponível em: https://drive.google.com/file/d/13blUum-N91xBd_7OMl-B6TTWVxXhtyVP/view?usp=sharing











*Vídeos da Coleção*

- Caminhos da Comida - Para educadores - Objetivo: Sensibilizar para a questão da alimentação na contemporaneidade. Pautar a alimentação no cotidiano e na formação e a escola como fundamental para a Promoção da Alimentação Adequada e Saudável. 


 

- Nico e o tubérculo - Para educandos dos anos iniciais do Ensino Fundamental - Objetivo: Valorizar o consumo dos alimentos in naturaalimentos regionais, comensalidade e culinária.



Sem cantina! - Para educandos dos anos finais do Ensino Fundamental - Objetivo: Promover a discussão sobre o consumo de alimentos ultraprocessados, mídia, regulação das cantinas escolares e culinária.



_________________________________________________________________________________

Orientações sobre o Crescer Saudável
                                                                                                                     


Nenhum comentário:

Postar um comentário