terça-feira, 6 de março de 2012

Semana de Educação Alimentar 2012


Este ano, a Semana de Educação Alimentar (SEA), instituída por meio da Lei Estadual n.° 4.856 de 28 de setembro de 2006, será celebrada de 21 a 25 de maio.  O Núcleo de Alimentação e Nutrição Escolar (NUCANE) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e os parceiros da Rede Estadual de Alimentação e Nutrição Escolar (REANE) estão propondo o tema “Alimentação e Sustentabilidade” em função do acontecimento da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – a RIO +20, que comemorará o aniversário da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento que aconteceu em 1992. 


No mês de fevereiro o NUCANE encaminhou, via correio, para as Secretarias de Educação dos  municípios da REANE, um material para subsidiar o planejamento das atividades de celebração da SEA 2012 nos municípios. Caso o material ainda não tenha chegado em seu município registre aqui nos comentários.


O material consta de um compilado de textos (em PDF) gravados em CD sobre Segurança Alimentar e Nutricional, Desperdício de Alimentos e Acesso à Água, classificados pelos principais aspectos abordados. Além disto, em uma parceria com a Fundação Roberto Marinho, encaminhamos também, um exemplar do material educativo produzido por esta Fundação para o Projeto Educação à Mesa do Ministério do Desenvolvimento Social. Este material ( composto de um livro  e um DVD) apresenta uma gama de informações sobre SAN e alimentação e nutrição nas diferentes fases do curso de vida com vídeos e sugestões de atividades que podem ser desenvolvidas com os diferentes grupos da comunidade escolar.


Na página "Semana de Educação Alimentar (SEA)"  aqui no blog você pode ter acesso às matrizes desenvolvidas pelo NUCANE com sugestões bibliográficas para o desenvolvimento de materiais e atividades para a SEA 2012.


Queremos saber sua opinião, o que você está programando para celebrar a SEA 2012 em seu município?

Nenhum comentário:

Postar um comentário