Comida é Patrimônio é o tema da
primeira campanha digital, lançada pelo Fórum Brasileiro de Soberania e
Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN). Os objetivos da campanha são
estimular a população a repensar a relação com os alimentos e lutar por um sistema
alimentar mais justo, equitativo, saudável, sustentável e solidário. Assim, o
Fórum busca valorizar a identidade alimentar, presente nas ricas regionalidades
culinárias do país, bem como nas dimensões sociais, culturais, econômicas e
políticas. Por meio do site oficial e da página no Facebook, o intuito do Fórum é mobilizar a
sociedade em prol da preservação da biodiversidade e cultura alimentar.
A campanha pretende provocar essa
reflexão a partir de quatro temas:
· Comida é bem material e imaterial
· Comida é identidade, memória e afeto
· Comida é dialogo de saberes
· Modos de viver, produzir e comer
Nos próximos meses, o Fórum irá
compartilhar em sua página no Facebook uma série de 24 cartazetes chamados de
“pensamento-pimenta”. O conteúdo foi selecionado a partir de pensamentos de
mulheres e homens de diversas áreas de conhecimento, entre as quais,
antropologia, sociologia, nutrição, gastronomia, agricultura, artes e
manifestações de organizações sociais sobre a cultura alimentar. Além dos
cartazetes digitais, serão apresentadas matérias e entrevistas a fim de
proporcionar amplo debate sobre os quatro temas propostos. A construção da
campanha foi realizada em parceria com a Malagueta Comunicação, agência
especializada em conteúdo e relacionamento para a área de Alimentação e Cultura
que assina a identidade visual e a produção dos textos. A mobilização digital
com apoio de membros e parceiros é essencial para o sucesso da campanha. Por
isso, convidamos os fóruns estaduais para se apropriarem da campanha junto com
o FBSSAN. Este material poderá ser utilizado como subsídio para as
conferências estaduais e municipais.
Como aderir à Campanha?
Os pensamentos-pimenta serão
compartilhados na página do facebook três vezes por semana, e as matérias serão
publicadas no site a cada 15 dias. Quem aderir à campanha, além de compartilhar
esse material, pode inserir o banner da campanha (anexo) e a capa do Facebook
(que pode ser utilizada no site da Instituição parceira/ pessoa física durante
o período da campanha). Também está prevista a realização da roda de
conversa virtual Diálogo de Sabores para debater os temas da campanha,
com a participação de convidados especiais. O evento será divulgado com
antecedência no site e facebook do FBSSAN.
O público poderá participar respondendo
às perguntas: “Que alimentos (não) estamos comendo?” e “Quais alimentos devemos
preservar?”. Podem ser enviadas em forma de textos, fotos e vídeos para o
e-mail secretariafbssan@gmail.com ou por mensagem para
o Facebook do Fórum. As respostas mais criativas serão integradas à campanha. O
FBSSAN convida seus membros e parceiros a aderirem à campanha, divulgando em
suas redes (site, facebook).
Sobre o banner
Os banners enviados em anexo estão na
ordem 01, 02 e 03 para serem inseridos em flash. Eles possuem dois formatos:
retangular e quadrado.
Para participar da campanha,
acesse www.facebook.com.br/fbssan
#comidaepatrimonio
#pensamentopimenta
Qualquer dúvida, estamos à disposição,
Contamos com o seu apoio na divulgação!
Nenhum comentário:
Postar um comentário