segunda-feira, 9 de julho de 2018

Ferramenta IQ COSAN para avaliar a qualidade dos cardápios da alimentação escolar elaborados no âmbito do PNAE!

"A partir do mês de julho/2018, o ÍNDICE DE QUALIDADE DA COORDENAÇÃO DE SEGURANÇA ALIMENTAR NUTRICIONAL – IQ COSAN será utilizado para avaliar todos os cardápios recebidos na Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional, do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE.
Os instrumentos de análise de cardápio verificam a qualidade dos planos alimentares elaborados. Para uma avaliação adequada, faz se necessária a utilização de indicadores quanti e/ou qualitativos que possibilitem a análise da qualidade global das refeições planejadas.
Diante disso, para analisar qualitativamente os cardápios da alimentação escolar elaborados no âmbito do PNAE, criou-se uma ferramenta de análise que foi desenvolvida e aprimorada para o usoda Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional – COSAN, denominada como Índice de Qualidade da Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional (IQ COSAN).
Assim, o principal objetivo do IQ COSAN é a padronização das análises dos cardápios, não somente pela equipe técnica do FNDE, mas também por nutricionistas e demais atores que atuam no âmbito do PNAE, que desejam verificar se os cardápios elaborados atendem às diretrizes do Programa e aos pilares de uma alimentação adequada e saudável".

Nenhum comentário:

Postar um comentário