sexta-feira, 24 de julho de 2020

Agricultura familiar é saúde na alimentação escolar


Fonte: Texto e vídeo de Articulação Nacional de Agroecologia (ANA)

Um cenário de pandemia, infelizmente, causa muitas perdas para todas as pessoas. No entanto, nesse momento difícil, não podemos abrir mão de uma coisa: dos direitos que conquistamos. Principalmente, o direito à saúde e à alimentação.
O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é uma dessas conquistas. Ele garante que um percentual dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) seja destinado a compra de produtos da agricultura familiar.
Assim, estados e municípios podem adquirir alimentos saudáveis, produzidos por agricultores e agricultoras locais. São frutas, legumes, verduras e muitos outros alimentos saborosos que chegam às escolas melhorando a qualidade das refeições servidas a estudantes da rede pública e gerando renda para as famílias agricultoras.
Mas é essa conquista que está ameaçada!
A fome e a má alimentação aumentam rapidamente com a diminuição drástica de renda das pessoas mais pobres. No Brasil, 14 milhões de pessoas estão, atualmente, em situação de extrema pobreza.
Infelizmente, em muitos casos, a alimentação escolar é a única refeição do dia para crianças em situação de vulnerabilidade econômica. Enquanto isso, alimentos saudáveis produzidos pela agricultura familiar são perdidos por falta de mercados.
Em meio à pandemia que estamos atravessando, muitos governos estaduais e prefeituras estão deixando de comprar das famílias agricultoras para comprar de grandes cadeias de supermercados.
Isso representa mais alimentos ultraprocessados e menos alimentos frescos e saudáveis, sem agrotóxicos, na mesa dos brasileiros e brasileiras, justamente em um momento que mais precisamos de saúde.
Distribuir alimentos da agricultura familiar é distribuir renda e promover saúde!
O segundo semestre se inicia e com ele uma nova fase do ano letivo, ainda permeado pelos desafios impostos pela pandemia. Ao mesmo tempo, a comunidade escolar, em algumas localidades, tem se organizado para fazer chegar às casas de estudantes alimentos produzidos pela agricultura familiar.
Muitos gestores em todo País já mostraram que isso é possível. Por isso, pressione a prefeitura do seu município e o governo do seu estado a comprar da agricultura familiar.
Essa conquista de mais saúde e renda para brasileiros e brasileiras é um direito que precisamos garantir.
Assista ao vídeo e entenda mais sobre o PNAE.
Agricultura familiar é saúde na alimentação escolar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário