Um cenário de pandemia, infelizmente, causa muitas perdas para todas as pessoas. No entanto, nesse momento difícil, não podemos abrir mão de uma coisa: dos direitos que conquistamos. Principalmente, o direito à saúde e à alimentação.
O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é uma dessas conquistas. Ele garante que um percentual dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) seja destinado a compra de produtos da agricultura familiar.
Assim, estados e municípios podem adquirir alimentos saudáveis, produzidos por agricultores e agricultoras locais. São frutas, legumes, verduras e muitos outros alimentos saborosos que chegam às escolas melhorando a qualidade das refeições servidas a estudantes da rede pública e gerando renda para as famílias agricultoras.
Mas é essa conquista que está ameaçada!
A fome e a má alimentação aumentam rapidamente com a diminuição drástica de renda das pessoas mais pobres. No Brasil, 14 milhões de pessoas estão, atualmente, em situação de extrema pobreza.
Infelizmente, em muitos casos, a alimentação escolar é a única refeição do dia para crianças em situação de vulnerabilidade econômica. Enquanto isso, alimentos saudáveis produzidos pela agricultura familiar são perdidos por falta de mercados.
Em meio à pandemia que estamos atravessando, muitos governos estaduais e prefeituras estão deixando de comprar das famílias agricultoras para comprar de grandes cadeias de supermercados.
Isso representa mais alimentos ultraprocessados e menos alimentos frescos e saudáveis, sem agrotóxicos, na mesa dos brasileiros e brasileiras, justamente em um momento que mais precisamos de saúde.
Distribuir alimentos da agricultura familiar é distribuir renda e promover saúde!
O segundo semestre se inicia e com ele uma nova fase do ano letivo, ainda permeado pelos desafios impostos pela pandemia. Ao mesmo tempo, a comunidade escolar, em algumas localidades, tem se organizado para fazer chegar às casas de estudantes alimentos produzidos pela agricultura familiar.
Muitos gestores em todo País já mostraram que isso é possível. Por isso, pressione a prefeitura do seu município e o governo do seu estado a comprar da agricultura familiar.
Essa conquista de mais saúde e renda para brasileiros e brasileiras é um direito que precisamos garantir.
Assista ao vídeo e entenda mais sobre o PNAE.
Agricultura familiar é saúde na alimentação escolar!
Nenhum comentário:
Postar um comentário