terça-feira, 14 de setembro de 2021

“PNAE EM TEMPOS DE PANDEMIA: Ações Inovadoras do Programa Nacional de Alimentação Escolar”

Nesta última segunda-feira (13/09/2021), o FNDE lançou o livro "PNAE EM TEMPOS DE PANDEMIA: Ações Inovadoras do Programa Nacional de Alimentação Escolar". Este livro é fruto de uma pesquisa de âmbito nacional realizada com nutricionistas e gestores da alimentação escolar em estados e municípios. O objetivo do levantamento foi verificar de que forma estava sendo feita a oferta de alimentos aos estudantes, as dificuldades encontradas e as soluções implementadas. 

A pesquisa foi realizada em parceria do FNDE com os Cecanes de todas as regiões do Brasil e com a participação da REANE.

Para acessar o livro clique aqui.



quarta-feira, 1 de setembro de 2021

Pesquisa sobre alimentação de crianças e adolescentes durante a pandemia de COVID-19

Bom dia!

Como vai?

Nós da Escola Escola de Nutrição da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, do Núcleo de Saúde da Mulher e da Criança, estamos pesquisando sobre alimentação de crianças e adolescentes durante a pandemia de COVID-19. 
Esta é a segunda etapa da pesquisa e contamos com sua participação!

📑 A participação consiste no preenchimento de um questionário online com duração de até 15 minutos.
🙋🏻‍♀️ Responsáveis por crianças de 2 a 9 anos podem participar através do link: https://bit.ly/infancia2021
👦🏽 Adolescentes entre 10 e 18 anos podem participar através do link: https://bit.ly/adolescente2021  

A pesquisa está registrada na Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP).
E não se esqueça:
😷 Use máscara
🖐🏽 Higienize suas mãos
💉 Vacina sim!
🧪 Valorizem a ciência brasileira 🇧🇷

Pesquisa UnB - Neofobia alimentar em crianças brasileiras

 "Olá,

Participe da nossa pesquisa sobre neofobia alimentar em crianças brasileiras respondendo ao questionário disponibilizado no link abaixo. O tempo médio de preenchimento é de apenas 10 minutos. Para participar, seu (sua) filho (a) deve ter entre 4 a 11 anos de idade, e basta que apenas um dos responsáveis preencha ao questionário. Caso tenha mais de um (a) filho (a) nessa faixa etária, responda ao questionário uma vez para cada filho (a), quantas vezes forem necessárias.

Queremos estimar a prevalência de neofobia alimentar (recusa em comer novos alimentos, ou seja, aqueles que não são familiares).

Além de preencher ao questionário, pedimos para que compartilhe com o máximo de pessoas que puder, precisamos que este formulário seja respondido por pais de crianças de todos os estados e cidades do Brasil.

O tempo aproximado de preenchimento é de 10 minutos. Sua participação é fundamental para o sucesso da pesquisa, obrigada pela atenção.

Responsáveis pela pesquisa:

Priscila Almeida (UnB) sob orientação da
Prof. Dra. Raquel Botelho (UnB)

Colaboradoras da pesquisa:

Dra. Ivana Vasconcelos (UnB)
Prof. Dra. Renata Zandonadi (UnB)

Link do questionário: https://forms.gle/EqkNU8H74C56fF2e8


Este projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Ciências da Saúde (CEP/FS) da Universidade de Brasília (número do parecer: 4.407.816)".

Vamos assinar a petição a favor do PL 1662/2019 que prevê dentre outras coisas a proteção dos estudantes de ultraprocessados?!!!




Estamos lutando pela aprovação de um projeto de lei: o projeto 1662/2019. Nosso objetivo é coletar assinaturas em apoio ao projeto que irão servir para pressionar a vereança a aprovar o PL e torná-lo mais conhecido pelos cariocas.

O projeto de lei 1662/2019 prevê que, no Rio de Janeiro, escolas possam ser protegidas de ultraprocessados, que o acesso das crianças a ultraprocessados nos mercados seja regulado e ainda que sejam criadas salas de apoio à amamentação em ambientes de trabalho! 💪
E você pode ajudar nessa campanha!!! 😍 
Acesse https://desiderata.org.br/obesidadeinfantil/ e assine a petição! 
Divulgue aos seus amigos, grupos de pais e responsáveis, colegas de trabalho! 
Publique uma imagem em apoio à campanha e ajudem a capilarizar a importância desse PL!
Marquem @institutodesiderata e @aliancaalimentacao e usem a hashtag abaixo!