Em 2024 a Semana de Educação Alimentar (SEA) trabalhará com o tema “Amamentação na creche e na escola: saúde para a criança e para todo o planeta!”
A alimentação adequada e saudável é um componente essencial para o alcance do pleno crescimento e desenvolvimento social, cognitivo e psicológico das crianças e começa com a amamentação.
A amamentação tem um impacto não só na saúde da criança, mas para toda a sociedade e até para o nosso planeta. A amamentação é muito importante, pois:
- faz bem à saúde da criança, protegendo-a de infecções, deixando-a mais forte para combater possíveis contaminações, previne doenças no futuro como diabetes e obesidade, favorece o seu desenvolvimento físico, emocional e inteligência e ajuda a criança a não desenvolver problemas com a respiração, mastigação, fala, alinhamento dos dentes e para engolir;
- faz bem à saúde da mulher, pois auxilia na prevenção de algumas doenças, pode fazer bem para a saúde mental, aumentar a autoestima e autoconfiança.
- faz bem à sociedade, já que crianças amamentadas têm maiores chances de alcançar o seu potencial máximo de inteligência, resultando em adultos com maior capacidade ao trabalho e que contribuem para o desenvolvimento do país. Além disso, crianças amamentadas adoecem menos e, consequentemente, impactam menos nos gastos do sistema de saúde e demandam menos de faltas dos seus cuidadores ao trabalho.
- faz bem ao planeta, já que é um alimento in natura, produzido e fornecido sem poluição e sem prejuízos aos recursos naturais, dispensa a produção leiteira animal, evitando resíduos que contribuem para a emissão de gás metano, com resultado direto no efeito estufa. Além de reduzir a produção industrial de fórmulas lácteas e toda uma cadeia de produtos geradores de detritos, como toneladas de latas, plásticos e rótulos.
O Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 Anos é o documento oficial do Ministério da Saúde alinhado ao Guia Alimentar para a População Brasileira. Ele traz recomendações e informações sobre alimentação de crianças nos dois primeiros anos de vida com o objetivo de promover saúde, crescimento e desenvolvimento para que elas alcancem todo o seu potencial. Apresente o guia nas creches, unidades de educação infantil e escolas do município.
Talvez você esteja se perguntando: Será que este é um assunto para ser abordado na escola? Será que os alunos ficarão interessados? Esse não é um tema específico para gestantes? O momento para conversar sobre isso não seria durante o pré-natal?
Sem dúvida, esse tema deverá ser discutido em outros momentos da vida desses que hoje são nossos estudantes. Entretanto, entendemos que a amamentação é uma prática a ser resgatada e aprendida e que a creche e a escola são espaços privilegiados para essa proposta. Esse aprendizado passa pelo entendimento da amamentação como uma prática determinada biológica e culturalmente; pelo reconhecimento de que essa prática é um direito humano, pela descoberta de quão fundamental ela é para a promoção da saúde das próximas gerações; pela concepção de que ela faz parte do ciclo da vida e do processo reprodutivo das pessoas; pela compreensão de que o sucesso da amamentação depende não só da mãe e bebê, mas também de uma rede de apoio.
Ao conversar com nossas mães, avós, tias, podemos refletir sobre aspectos da nossa infância e, dentre eles, reconhecer por que motivos amamentar era uma prática valorizada em maior ou menor grau. Se a amamentação nos causa estranheza, é sinal de que, ao longo do tempo, essa prática não se sustentou culturalmente, sendo substituída por outras mais legitimadas em nossa sociedade. Está colocado para nós, então o desafio de modificar este aspecto de nossa cultura para que as próximas gerações possam contar uma história diferente.
Muito se avançou na área da promoção da amamentação, entretanto a prática de amamentação ainda merece bastante incentivo.
O Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI) é uma pesquisa nacional de base domiciliar com crianças de até seis anos (72 meses) que tem como objetivo estimar e avaliar parâmetros relacionados às práticas de amamentação, ao consumo alimentar, ao estado nutricional antropométrico e à epidemiologia das deficiências de micronutrientes, segundo macrorregiões do país, faixa etária e sexo. A primeira edição foi realizada em 2019 e esse ano iniciou a coleta de dados da segunda edição. Saiba mais em: https://enani.nutricao.ufrj.br/
Falar de amamentação é falar também do cuidado à nutriz.
A amamentação é uma responsabilidade de toda a sociedade!
Assista ao vídeo produzido pelo Grupo Mulheres Apoiando Mulheres na Amamentação (MAMA): https://www.instagram.com/p/Cj5V71WgKUM/?utm_source=ig_web_copy_link
Esse vídeo é um bom material para ser utilizado pelo componente curricular Inglês.
O Grupo MAMA é formado por profissionais da nutrição, enfermagem, fonoaudiologia e pediatria que atuam em universidades públicas e no Sistema Único de Saúde (SUS) com expertise no atendimento ao público materno-infantil. Realiza atendimentos gratuitos online diariamente, de segunda a segunda, das 9h às 17h, por meio do Instagram® e Facebook®, além de atuar na formação de graduandas e recém formadas em nutrição e enfermagem. Conheça os materiais disponibilizados pelo Grupo e compartilhe a página nas unidades de ensino, principalmente, com famílias de crianças pequenas (Instagram: @mulheresapoiandoamamentacao).
Outra iniciativa que compartilhamos é o Grupo Temático (GT) Comida de Criança da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável (AAAS). Criado em 2018 por mulheres, nutricionistas, advogadas, professoras, mães… que atuam ativamente na agenda da alimentação infantil. O GT tem o objetivo de mobilizar a sociedade e incidir sobre políticas públicas na temática de comida de criança, tema 2 da Aliança e lutar pela garantia do direito de se comer saudável e adequadamente desde a primeira hora de vida. Uma das atividades realizadas pelo GT é a Tenda Comida de Criança com ações de Educação Alimentar e Nutricional com diferentes públicos e faixas etárias. Os materiais da Tenda em breve estarão disponíveis para download com o manual de realização das atividades. Acompanhe o site da AAAS: https://alimentacaosaudavel.org.br/
O primeiro alimento saudável que as pessoas têm direito ao acesso no início da vida é o leite materno. A unidade de ensino tem um papel importante na garantia deste direito ao apoiar e promover a amamentação no espaço da creche e ampliar a percepção sobre a amamentação para além de sua função biológica, reconhecendo seus aspectos socioculturais, econômicos e ambientais.
Traga essa discussão para o ambiente escolar com as crianças e adolescentes, responsáveis, professoras(es), merendeiras(os) e diretoras(es)!
A seguir você encontrará outros materiais que irão contribuir para o manejo das ações junto a comunidade escolar:
*A creche como promotora da amamentação e da alimentação adequada e saudável - Livreto para gestores*
Neste livreto, você encontra orientações de ações a serem desenvolvidas ou aprimoradas pela creche, com destaque para o apoio ao aleitamento materno e para a introdução da alimentação complementar adequada e saudável.
*Caderno de Atividades: Promoção da Alimentação Adequada e Saudável - Educação Infantil*
Neste caderno você encontrará, no capítulo: "A criança e o alimento", na página 47 (Leite), sugestões de atividades para abordar a temática da amamentação.
*Caderno de Atividades: Promoção da Alimentação Adequada e Saudável - Anos iniciais*
Neste caderno você encontrará, no capítulo: "A criança, os alimentos e a alimentação no curso da vida", na página 29 (Leite materno: o primeiro alimento), sugestões de atividades para abordar a temática da amamentação.
*Caderno de Atividades: Promoção da Alimentação Adequada e Saudável - Anos finais*
https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/promocao_alimentacao_saudavel_ensino_fundamental_II.pdf
Neste caderno você encontrará, no capítulo: "Alimentação no contexto contemporâneo", na página 34 (Aleitamento materno: aspectos socioculturais, ambientais e econômicos), sugestões de atividades para abordar a temática da amamentação.
Publicação editada em: 04/06/2024
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