quarta-feira, 2 de julho de 2014

Curso a distância da Anvisa vai capacitar pessoas que manipulam alimentos

Por Priscila Rodrigues


Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vai promover, a partir do dia 16 de julho, curso a distância para pessoas que manipulam alimentos. O público alvo é formado por funcionários de restaurantes, bares e lanchonetes, responsáveis desses estabelecimentos ou quaisquer manipuladores de alimentos.
"Qualquer pessoa que tenha a intenção de fazer esse curso para manipuladores deve se cadastrar e passar por todas as etapas do curso que fala sobre segurança dos alimentos, boas práticas, para que ele consiga produzir alimentos mais seguros. Mas o foco principal são os manipuladores que trabalham no serviço de alimentação para melhoria da qualidade do produto oferecido nesses locais", afirma  gerente-geral de alimentos da Anvisa, Denise Resende.
O curso tem carga horária de 12 horas e é gratuito. Falhas associadas à manipulação dos alimentos são consideradas a terceira principal causa de doenças transmitidas por alimentos, perdendo apenas para problemas no controle da temperatura de preparo e conservação dos alimentos e na qualidade da matéria-prima. Além dos serviços de alimentação, podem participar do curso donas de casa e empregados domésticos. Vai ser concedida uma declaração aos participantes que passarem pela avaliação final. 
As inscrições podem ser feitas no linkhttp://www20.anvisa.gov.br/restaurantes_curso/index.php
Fonte:http://www.blog.saude.gov.br/index.php/programasecampanhas/34079-curso-a-distancia-da-anvisa-vai-capacitar-pessoas-que-manipulam-alimentos

Videoconferência aborda edital sobre agricultura familiar



Por Priscila Rodrigues e Luciana Castro

O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) esta realizando nesta quarta-feira (2),das 14 as 18 h, uma videoconferência para orientações quanto à participação no processo seletivo de modernização de centrais da agricultura familiar. A transmissão esta sendo feita no Interlegis, em Brasília. Link: http://www.interlegis.leg.br/eventos/2014/07/modernizacao-de-centrais-de-recebimento-de-produtos-da-agricultura-familiar

O encontro é destinado a gestores estaduais da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), gestores estaduais do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e conselheiros estaduais e nacionais do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea).

Para apoiar o combate à pobreza e reforçar as ações de desenvolvimento da agricultura familiar, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) lançou, no início de junho, o edital para modernizar as Centrais de Recebimento de Produtos da Agricultura Familiar em doze estados. Ao todo, o MDS vai liberar R$ 50 milhões para que os governos estaduais invistam em reformas e na aquisição de materiais permanentes e de consumo e de veículos.

Neste edital podem participar os estados que tenham aderido ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) e ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e que não foram contemplados no edital de seleção pública nº 01/2013. As propostas podem ser enviadas no período de 12 de junho a 12 de agosto.

As Centrais de Recebimento e Distribuição de Produtos da Agricultura são locais que realizam o recebimento e a distribuição de alimentos provenientes da agricultura familiar. Elas têm como objetivo auxiliar a organização e a integração do sistema local de abastecimento e ampliar as condições de acesso para que as famílias mais pobres tenham uma alimentação adequada e saudável.


Para ter acesso ao edital da seleção pública acessem:
http://www.mds.gov.br/segurancaalimentar/editais/2014/Edital,P20de,P20Selecao,P20Publica_Modernizacao,P20de,P20Centrais,P20de,P20Recebimento,P20de,P20Produtos,P20da,P20Agricultura,P20Familiar.pdf.pagespeed.ce.Vr-pn8dKUd.pdf