terça-feira, 23 de maio de 2017

XVI Plenária da REANE: "Feiras como espaços promotores da alimentação adequada e saudável"




No último dia 16 de maio de 2017 (terça-feira), aconteceu na Capela Ecumênica da UERJ a XVI Plenária da Rede Estadual de Alimentação e Nutrição Escolar (REANE). O evento teve como objetivo o lançamento do tema da Semana de Educação Alimentar (SEA) 2017: "Feiras como espaços promotores da alimentação adequada e saudável".


A Semana de Educação Alimentar foi instituída pela Lei Estadual 4.856/2006, determinando que em toda a rede pública de educação básica no Estado do Rio de Janeiro, essa semana seja comemorada anualmente na terceira semana do mês de maio. A Semana é concretizada por meio da definição do tema a ser celebrado a cada ano; elaboração/sugestão de materiais de apoio sobre o tema da Semana dirigido a profissionais de saúde e de educação; divulgação da data, do tema e dos materiais de apoio produzido para a rede escolar e elaboração e divulgação de instrumento para registro e avaliação das atividades desenvolvidas.

O evento contou com a presença de nutricionistas, coordenadores, agricultores e outros profissionais envolvidos com a alimentação escolar dos municípios do Estado, totalizando um público de 120 participantes, de 19 municípios do Estado do Rio de Janeiro.

O dia começou com um café da manhã coletivo, uma linda partilha, cheia de boa prosa e comida de verdade! 


A primeira mesa do dia, coordenada pela professora do Instituto de Nutrição da UERJ, Luciana Azevedo Maldonado, trouxe as falas:
- do nutricionista Paulo César Castro Jr, doutorando da Escola Nacional Sérgio Arouca, da FIOCRUZ e membro da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável, sobre o Ambiente Alimentar Comunitário;
- da nutricionista Amanda da Silva Franco, do PSE de Duque de Caxias e professora da Faculdade Bezerra de Araújo e da Universidade Veiga de Almeida, sobre o Ambiente Alimentar nas escolas e sua relação com a saúde e; 
- da pesquisadora Bibi Cintrão, do Movimento Slow Food, sobre as Normas Sanitárias Inclusivas e Desafios para a Segurança Alimentar e Nutricional.

Da esquerda para a direita: Paulo Castro Jr., Amanda Franco, Luciana Maldonado e Bibi Cintrão

A mesa seguinte, coordenada pela professora do Instituto de Nutrição da UERJ, Jorginete Damião Trevisani, trouxe relatos de experiência de Feiras Agroecológicas na cidade do Rio de Janeiro, com as falas:
- da nutricionista Ana Paula Rodrigues, da Fundação Xuxa Meneghel e do agricultor Pedro Paulo,  sobre a história da Feira Agroecológica de Campo Grande (bairro da zona oeste da Cidade);
- da professora Nathália Nunes, do Instituto de Nutrição da UERJ sobre a Feira Agroecológica na UERJ e;
- da gestora do município do Rio de Janeiro Ana Asti, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação sobre o histórico do Circuito Carioca de Feiras Orgânicas.

Da esquerda para a direita: Ana Asti (em pé), Nathália Nunes, Jorginete Trevisani, Ana Paula e Pedro Paulo

Os materiais de apoio e apresentações dos palestrantes encontram-se disponível através do link: https://drive.google.com/drive/folders/0B56SAewcnWMccjk5OWhDQ3p2XzQ?usp=sharing

Agradecemos a todos os palestrantes e participantes por permitir a realização desse evento!

#UERJresiste #Naõtanormal #Feiraéresistência



Nenhum comentário:

Postar um comentário