sexta-feira, 18 de maio de 2018

XVIII Plenária da REANE_Maio de 2018


No último dia 10 de maio de 2018 (quinta-feira), aconteceu na Capela Ecumênica da UERJ a XVIII Plenária da Rede Estadual de Alimentação e Nutrição Escolar (REANE). O evento teve como objetivo o lançamento do tema da Semana de Educação Alimentar (SEA) 2018: "Nosso corpo, Nossa casa: Obesidade e Ambiente".

A Semana de Educação Alimentar foi instituída pela Lei Estadual 4.856/2006, determinando que em toda a rede pública de educação básica no Estado do Rio de Janeiro, essa semana seja comemorada anualmente na terceira semana do mês de maio. A Semana é concretizada por meio da definição do tema a ser celebrado a cada ano; elaboração/sugestão de materiais de apoio sobre o tema da Semana dirigido a profissionais de saúde e de educação; divulgação da data, do tema e dos materiais de apoio produzido para a rede escolar e elaboração e divulgação de instrumento para registro e avaliação das atividades desenvolvidas.

O evento contou com a presença de 150 pessoas, dentro elas profissionais da área da saúde e educação envolvidos com a alimentação escolar dos municípios do Estado.


O dia começou com um café da manhã coletivo, uma linda partilha, cheia de boa prosa e comida de verdade! 



Abrilhantando e enriquecendo nossas discussões, contamos com a presença:
 - Da nutricionista Elisa Mendonça, apoiadora da Superintendência de Atenção Básica da Secretaria de Estado do Rio de Janeiro;
- Da professora Inês Rugani, coordenadora do Núcleo de Alimentação e Nutrição em Políticas Públicas da UERJ, membro da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável e da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO);
- Da professora Cláudia Cunha, do Instituto de Psicologia da UERJ;
- Do nutricionista Nelson Nilton Roig Alves, da Policlínica Piquet Carneiro (PPC-UERJ) e professor da Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO);
- Da nutricionista Inaiara Nunes, Responsável Técnica do município de Paraíba do Sul e;
- Da professora Isabela Costa, diretora do EDI Joari, da cidade do Rio de Janeiro, premiado na Jornada de Educação Alimentar e Nutricional nas Escolas de Educação Infantil do FNDE/MEC.
 

O nosso dia terminou com a divisão dos participantes em três oficinas de Educação Alimentar e Nutricional oferecidas pelo CECANE/UNIRIO: Os sete pecados da alimentação saudável e adequada, Mímicas da cozinha e Em busca da alimentação saudável.

Para ter acesso aos materiais de apoio para a Semana de Educação Alimentar (SEA) 2018 e às apresentações dos palestrantes da XVIII Plenária da REANE, clique aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário