quinta-feira, 15 de outubro de 2015

16 de outubro - Dia Mundial da Alimentação


    Durante o dia 16 de outubro é comemorado o Dia Mundial da Alimentação. Esta data foi estabelecida pelos países membros da FAO na 20ª Conferência Geral da Organização em novembro de 1979 e a mesma foi escolhida em homenagem ao aniversário de fundação da FAO em 1945.
     O Dia da Alimentação acontece para chamar a atenção da sociedade sobre a importância da segurança alimentar para garantir uma alimentação adequada para todos e o combate a fome, indicando as ações necessárias para que uma alimentação saudável seja acessível para todos. 
    Esse dia é importante para informar e conscientizar a opinião pública quanto às questões relacionadas à nutrição e à alimentação em todo o mundo, destacando a luta contra a fome, que atinge cerca de 800 milhões de pessoas de diferentes povos. Este ano tem como tema "Proteção Social e Agricultura: Quebrar o ciclo da pobreza rural", que visa definir estratégias para superar a pobreza das populações rurais.
    Nos últimos anos, cerca de 150 milhões de pessoas superaram a extrema pobreza graças a programas de proteção social. Existe proteção social, quando os governos desenvolvem políticas e programas para enfrentar as vulnerabilidades econômicas, ambientais e sociais visando reduzir a insegurança alimentar e a pobreza. Programas de proteção social melhoram o acesso da população carente à saúde e outros serviços sociais, permitindo-lhes fornecer de forma sustentável para si e seus familiares.
       No Brasil, a redução mais significativa da fome aconteceu em 2012, aponta o relatório “O Estado da Insegurança Alimentar no Mundo 2015″, da FAO. Neste ano, o país alcançou duas metas da entidade internacional: cortar pela metade o número de pessoas passando fome e reduzir esse número para menos de 5% da população. O documento destaca os avanços brasileiros na redução do número de pessoas em situação de fome conquistado nos últimos anos. O Brasil é o país, entre os mais populosos, que teve a maior queda de subalimentados entre 2002 e 2014, 82,1%. No mesmo período, a América Latina reduziu em 43,1% esta quantidade.
    A FAO tem intensificado seus esforços para ajudar os governos e parceiros a implantarem programas de proteção social em estratégias e políticas nacionais de desenvolvimento. O Dia Mundial da Alimentação é uma ocasião para chamar a atenção do mundo sobre o papel crucial desempenhado pela proteção social na erradicação da fome e da pobreza.

  Confira mais detalhes sobre o Dia Mundial da Alimentação de 2015 em: http://www.fao.org/about/meetings/world-food-week/es/

Nenhum comentário:

Postar um comentário