quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Dia Nacional da Alimentação nas Escolas

Fonte da imagem: CRN1

Hoje, 21 de outubro, é comemorado o Dia Nacional da Alimentação nas Escolas. 

O dia foi escolhido para celebrar a importância das ações voltadas para a educação alimentar e nutricional dos estudantes de todas as etapas educação básica.

Incorporar o tema da alimentação e nutrição no contexto escolar, com ênfase na alimentação adequada e saudável e na promoção da saúde, é um grande desafio. Nesse contexto, fazem-se necessárias não somente ações pontuais de promoção da alimentação adequada e saudável como, também, a incorporação rotineira de atividades de Educação Alimentar e Nutricional (EAN).

Segundo o Marco de Referência de EAN para as políticas públicas (Brasil, 2012), a EAN visa promover a prática autônoma e voluntária de hábitos alimentares saudáveis. A prática da EAN deve ser contínua e fazer uso de abordagens e recursos educacionais problematizadores e ativos que favoreçam o diálogo com indivíduos e grupos populacionais, considerando todas as fases do curso da vida, etapas do sistema alimentar e as interações e significados que compõem o comportamento alimentar. O sucesso das ações de EAN depende grandemente de quão integradas estão às várias disciplinas e situações de vivência no cotidiano dos escolares.

Com o retorno de algumas entidades executoras das atividades presenciais nas escolas, o FNDE lançou o Documento de Recomendações para a execução do PNAE no retorno presencial às aulas durante a pandemia da Covid-19: Educação Alimentar e Nutricional e Segurança dos alimentos. Acesse a matéria no link: http://reanerj.blogspot.com/2020/10/recomendacoes-para-execucao-do-pnae-no.html

Deixamos também como sugestão a série de materiais (Caderno de atividades, livreto e vídeos) para Promoção da Alimentação Adequada e Saudável no ambiente escolar produzido pelo Ministério da Saúde, disponível no link: http://reanerj.blogspot.com/p/blog-page.html

Sigamos lutando localmente ou em nível nacional pela construção de escolas promotoras do Direito Humano à Alimentação Adequada a todos os estudantes!



Nenhum comentário:

Postar um comentário